Gêmeos – Passando um pouco de experiência em algumas dicas

Essa vida de futuro pai de gêmeos tem dado muito o que falar na família e em algumas rodas de amigos. Também não é por menos, bebês sempre são muito bem-vindos e quando é mais de um, felicidade vem multiplicada. 
Como futuro pai de gêmeos, tenho acompanhado muito de perto a gestação da minha esposa e quero sempre estar presente em tudo que está acontecendo. Nesse período tenho aprendido algumas coisas que ficam como dicas para os companheiros que estiverem passando pela mesma situação e não tem um camarada para tomar uma e conversar sobre o assunto neste momento.
#0 – Os médicos falam que cuidados, preocupações e alegrias são proporcionais ao número de bebês. Logo… já entendeu né?!?! Tudo vem em decorrência disso. :-)

#1 – Não julgue sua esposa, a gente nunca irá saber exatamente pelo que elas estão passando ou sentindo, por mais companheiros que sejamos.

Inseguranças aparecerão naturalmente, seja por causa de sangramentos, seja por conta de dores/contrações, seja por conta de desconfortos, e logo baterá o receio de perder as crianças ou algo inquietará a paz que vinha reinando. Baseando-se nisso vem mais algumas dicas.
#2 – Não contem a ninguém que estão “grávidos” até que terminem os três primeiros meses de gestação, o que deverá ajudar a manter as expectativas controladas. Isso não quer dizer que não devam iniciar os acompanhamentos no médico, muito pelo contrário.
E falando em expectativas… eu sei que o desejo de ser pai é grande, pelo menos é o meu caso, e já nos imaginamos lá no futuro e vem planos e assim vai.
#3 – Leia sobre gravidez, suas fases e características, os riscos envolvidos. Instrua-se sobre o assunto. Em relação a gestação propriamente dita, o fato de serem gêmeos traz algumas particularidades, mas de forma geral, biologicamente falando, o que acontece com um acontece com dois lá dentro da barriga, aqui fora é que mudam os resultados. Compreende?
#4 – O conhecimento nos leva a utilizar um pouco mais a razão, e será importante para o casal já que a mulher neste período é pura emoção.
#5 – Quando a insegurança bater entenda que os sinais que estão acontecendo não significam, necessariamente, “aborto à caminho”. Então, pense positivo. Entenda que o corpo da mulher passará por transformações e que sangramentos poderão acontecer, dores e desconfortos poderão aparecer. No entanto não deixem de ir no médico para investigar e terem segurança que tudo está bem com os bebês.

Macho, tem coisas que é física pura mesmo. Dois bebês são mais pesados para mulher, logo e possivelmente, ela terá mais hormônios circulando, o que possivelmente trará mais enjôo, a barriga crescerá mais do que o normal, e barriga crescendo significa estrutura muscular abdominal esticando, o que deve ser um pouco mais doloroso para algumas delas, é mais peso para as costas e assim por diante. De novo vale o conselho, qualquer dor mais diferente não deixem de consultar o médico para possíveis investigações mais criteriosas.

#6 – Comprem uma cinta para gestantes, ajudará a equilibrar um pouco mais essa questão de peso e barriga trazendo mais conforto para ela. Vão ver que ajuda bastante.

#7 – Preocupe-se com a alimentação dela. Não que ela precise comer por dois exatamente, mas nesse período acertar melhor o que comem pode fazer bastante diferença para ela e para as crianças. Logo, se você também entrar num esquema mais saudável e nutritivo, maravilha.

Aproveitem os momentos. Registrem tudo. Curtam. Chorem. Sorriam. 9 meses só passam rápido quando se olha no retrovisor. Para quem está dentro envolvido em tanta ansiedade, medos, alegrias e um turbilhão de outras emoções a coisa parece uma eternidade. :-)

#8 – Se esse tempo não passa tão rápido assim, ele também não precisa ser um martírio, então estamos tentando facilitar a nossa vida e deixá-la mais leve, sem complicações. Curta a jornada no que for possível.

#9 – A natureza é sábia meu amigo. Acredite! Não será o nosso caso por questões médicas e logicamente vocês discutirão isso com o médico de vocês, mas dêem preferência ao parto normal. Bem, como você não terá decisão nenhuma sobre este assunto, porque qualquer tentativa de persuadí-la neste sentido possivelmente ouvirá algo do tipo “quem vai parir sou eu, meu corpo, eu decido”, mas estudem juntos e verão que não é bicho de sete cabeças. Existe muito tabú no Brasil sobre este assunto, isso sim. Escrevi melhor sobre este assunto em outro post, se quiser leia lá. Texto complementar – Cesárea ou parto normal

Bem, escrevi este texto baseando-se na experiência que temos tido com nossas gestações que não deram certo e com essa de agora, em especial, que tem avançado muito bem, graças a Deus. Espero que ajude vocês de alguma forma e a medida que for aprendendo mais sobre essa coisa toda, vou escrevendo.

Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.